
Mas afinal, qual é a importância
do Futebol na sociedade?
Já pensaste friamente em como o futebol, é muito mais do que uma simples atividade física? É, na verdade, um pilar fundamental da nossa cultura, uma paixão que une gerações com elevado grau de importância tanto no desenvolvimento social, económico e no bem-estar físico e mental.
Ao longo deste artigo, queremos dar-te uma perspetiva de como o futebol é importante em vários pilares numa sociedade.
Comecemos pela saúde, o bem-estar físico e mental. Estamos a assistir a uma sociedade cada vez mais sedentária, uma sociedade com altos problemas de ansiedade social, principalmente nas gerações mais novas. Quantas crianças vemos a brincar na rua, a jogar à bola em pátios, em jardins ou ringues? Cada vez menos… A prática regular de desporto ajuda a manter uma boa saúde física e mental. Através do exercício físico, fortalecemos os músculos, melhoramos a resistência cardiovascular, prevenimos doenças crónicas e controlamos o peso. Mas os benefícios vão além do corpo: o desporto também liberta endorfinas, hormonas que proporcionam uma sensação de bem-estar e reduzem o stress. Muito ligado ao tema de sanidade mental de cada indivíduo, o futebol acaba por ser um lazer, um escape da rotina, o momento de descontração em que temos a possibilidade de partilhar emoções com amigos e familiares. Quantos de nós nosdeparamos com imensos portugueses, em que assistir a um jogo de futebol é um dos maiores prazeres da vida. A paixão pelos clubes e atletas cria um forte sentido de identidade e pertença.
Se analisarmos o real impacto que o futebol tem nos valores e educação da sociedade, percebemos que o futebol desempenha um papel fundamental na educação de crianças e jovens, transmitindo valores como disciplina, respeito, trabalho em equipa, fair-play e perseverança. Através da prática desportiva, os jovens aprendem a lidar com a vitória e a derrota, a superar obstáculos e a trabalhar em conjunto para alcançar objetivos comuns.
Outros dos pilares onde o futebol contribui fortemente para a sociedade, é relativamente ao sentido de comunidade e a sua capacidade de integração. O ser humano é um ser social, em que tem a necessidade de se sentir integrado e de pertencer a uma comunidade. O futebol tem o poder de ser o fator desbloqueador, de unir pessoas de diferentes origens, culturas e classes sociais. Em Portugal, os clubes desportivos são verdadeiros centros de convívio, onde as pessoas se reúnem para praticar desporto, assistir a jogos e participar em eventos sociais. O futebol promove a diversidade!
Por fim, e não menos importante, o futebol é uma grande fonte de emprego em Portugal. Já paraste para pensar em quantos empregos existem ligados diretamente ao futebol? Vamos enumerar alguns: jogadores, treinadores, árbitros, jornalistas desportivos, fisioterapeutas, nutricionistas, preparadores físicos, roupeiros, delegados, etc.
A Footsolution quer contribuir para o desenvolvimento do futebol, e com isto, queremos igualmente contribuir para uma sociedade mais saudável, equilibrada e com valores. O projeto quer ajudar todos os intervenientes no mundo do futebol a terem mais organização e com estrutura. Queremos colmatar as necessidades que existem. As necessidades do clube, do treinador, do jogador ou de todos os outros profissionais.
Somos um projeto com valores. Ajuda-nos a chegar mais longe!
Footsolution, Futebol com propósito